Na primeira metade de 2023, principais produtores mundiais de calçado registam quebras muito expressivas das exportações.
A China o principal player mundial de calçado. Produz anualmente 13 mil milhões de pares de calçado (quota na produção de 54%) e exporta 9 mil milhões para países como EUA (1533 milhões de pares exportados em 2022), Filipinas (527 milhões), Japão (473 milhões), Alemanha (299 milhões) e Rússia (278 milhões). Nos primeiros sete meses de 2023, as exportações chinesas de calçado recuaram 9%.
Também a India tem vindo a consolidar a sua posição no mercado internacional. Em 2022, segundo o World Footwear Yearbook, produziu 2 600 milhões de pares de calçado. Ainda assim, apenas 10% da produção tem como destino os mercados externos como EUA (41 milhões de pares exportados no passado), Reino Unido (19 milhões), Alemanha (19 milhões), França (11 milhões) e Itália (8 milhões exportados). Até junho, assinala-se um recuo de 12% das exportações indianas de calçado.
Já o terceiro produtor mundial de calçado, o Vietname (1 500 milhões de pares de calçado produzidos em 2022, de acordo com o World Footwear Yearbook), exporta a quase totalidade da produção. EUA (655 milhões de pares), Alemanha (128 milhões), China (98 milhões), Bélgica (84 milhões) e Japão (80 milhos) são os parceiros comerciais de referência. Nos primeiros seis meses de 2023, as exportações de calçado recuaram 17% (a maior quebra entre todos os principais players asiáticos).
A Indonésia por seu turno, produz mais de 1026 milhões de paras de calçado anualmente. Cerca de metade destinam-se às principais praças mundiais. EUA (195 milhões de pares exportados em 2022). China (53 milhões), Bélgica (52 milhões), Alemanha (46 milhões) e Coreia do Sul são os principais destinatários. O ano de 2023 não está a correr como o previsto e as exportações recuaram 15% até maio.
2023 pior do que 2022