Marca quis homenagear todas as mulheres
Lavoro cria modelo de calçado profissional para assinalar 30 anos de «Pretty Woman»
Está no imaginário coletivo como uma das comédias românticas mais especiais da história do cinema. Pretty Woman estreou há trinta anos e, para a homenagear, a Lavoro decidiu lançar um modelo homónimo de calçado profissional que poderia ter sido utilizado por Julia Roberts sem lhe retirar o glamour.
Para além de liderar o segmento do calçado profissional em Portugal, a Lavoro é reconhecida por prestar particular atenção aos modelos para mulher, “não sendo, de todo, adepta do regime “modelos masculinos com tamanhos pequenos”, que a grande maioria das marcas preconiza. “Em contexto laboral, todas as mulheres gostam de ter sapatos confortáveis e seguros, mas também de se sentirem sempre mulheres. O modelo Pretty Woman, da gama Lavoro Woman, materializa, na perfeição, esse desejo», explica Ana Oliveira, diretora de marketing da Lavoro.
Homenagear, desta forma, este filme (entre nós lançada com o subtítulo “Um Sonho de Mulher”) é, para a Lavoro, também uma forma de homenagear as mulheres, adolescentes ou jovens adultas em 1990, e que são hoje uma parte importante da força de trabalho do país. "A grande maioria das mulheres que viram o filme e sentiram o seu simbolismo estão ativas profissionalmente e percebem facilmente, quer o espírito da conceção deste nosso Pretty Woman, quer o reconhecimento que, desta forma, também lhes prestamos", afirma a diretora de marketing, segura dos méritos deste novo modelo Lavoro.
Com um design clássico, produzido em pele preta, em sapato ou em bota, e com um ligeiro tacão, o Pretty Woman (ver anexos) é fácil de confundir com os modelos de calçado para a toilette diária da mulher, mas, ao contrário destes, foi desenvolvido para utilização em ambientes de trabalho associados a riscos de segurança. Incorpora, por isso, uma impercetível biqueira de proteção e o rasto da sola foi «cuidadosamente desenvolvido para assegurar elevados índices de aderência ao solo», revela a diretora de marketing.
Na conceção do modelo Pretty Woman também colaborou o SPODOS – Foot Science Center, que cuidou do respeito pela biomecânica e fisionomia do pé feminino.
A empresa
A ICC – Indústria e Comércio de Calçado, SA, que detém a marca Lavoro, é, há 34 anos, um dos maiores produtores europeus de calçado profissional, de homem ou de senhora, para diversos sectores: indústria, construção, logística, transportes, manutenção, eletrónica, extração de minérios, saúde, exploração florestal e forças militarizadas.
Exporta 80% da produção para mais de 50 mercados e afirma-se como uma indústria de serviço. Foi a primeira empresa do sector do calçado profissional a deter certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI). Visando o aconselhamento do calçado adequado a cada ambiente de trabalho, criou o SPODOS - Foot Science Center e estabelece regularmente parcerias com centros de investigação e universidades.