Centro Tecnológico de Calçado cria unidade piloto para tecnologias e processos de prototipagem e personalização digital
O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) está a criar uma unidade piloto para tecnologias e processos de prototipagem e personalização digital. Este investimento, no âmbito da agenda mobilizadora FAIST – Fábrica Ágil Inteligente Sustentável e Tecnológica, “será dedicado a atividades de demonstração, experimentação e validação de tecnologias, processos e produtos e estará ao serviço das empresas”, adianta Luísa Correia.
De acordo com a Diretora Geral do CTCP “o espaço de Inovação e Fabrico Digital ficará instalado na unidade de S. João da Madeira e pretende ser uma unidade dinâmica com acompanhamento constante das inovações para o setor industrial português, trazendo para junto dos utilizadores tecnologias com potencial de aplicação nos processos e produtos, com foco nos processos de prototipagem para desenvolvimento de produto e nos processos de personalização digital, respondendo assim à procura do mercado por processos flexíveis e de valor acrescentado para o tecido empresarial”.
As novas funcionalidades
Em termos práticos, são várias as novas soluções ao serviço das empresas como a Used Filament Fabrication (FFF), impressão 3D com filamento e possibilidade de impressão multimaterial, até 5 materiais diferentes no mesmo objeto e impressão de materiais flexíveis e rígidos para diferentes aplicações ou Stereolithography (SLA) / Digital Light Processing (DLP): impressão 3D com resinas fotossensíveis com variadas características, uma tecnologia apresenta várias possibilidades de aplicação, desde ferramentaria até ao produto final. Com as opções “Selective Laser Sintering (SLS)” o CTCP disponibiliza tecnologia que usa um laser para construir novos objetos a partir de pó e com “Extrusão de filamento” acrescenta capacidade para extrusão de filamentos para impressão 3D.
Ao nível da Personalização Digital, a “Impressão UV”, “Corte e gravação laser” ou “Bordadura com Coloreel” são as novas soluções tecnicas disponibilizadas.
Em curso está, igualmente, um investimento em outras novas tecnologias como “Scanner 3D”, “Termoformação” ou “CAD 3D”: