APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Centro Tecnológico de Calçado cria unidade piloto

Centro Tecnológico de Calçado cria unidade piloto

14 Abr, 2025

Centro Tecnológico de Calçado cria unidade piloto para tecnologias e processos de prototipagem e personalização digital


O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) está a criar uma unidade piloto para tecnologias e processos de prototipagem e personalização digital. Este investimento, no âmbito da agenda mobilizadora FAIST – Fábrica Ágil Inteligente Sustentável e Tecnológica, “será dedicado a atividades de demonstração, experimentação e validação de tecnologias, processos e produtos e estará ao serviço das empresas”, adianta Luísa Correia.

De acordo com a Diretora Geral do CTCP “o espaço de Inovação e Fabrico Digital ficará instalado na unidade de S. João da Madeira e pretende ser uma unidade dinâmica com acompanhamento constante das inovações para o setor industrial português, trazendo para junto dos utilizadores tecnologias com potencial de aplicação nos processos e produtos, com foco nos processos de prototipagem para desenvolvimento de produto e nos processos de personalização digital, respondendo assim à procura do mercado por processos flexíveis e de valor acrescentado para o tecido empresarial”.

As novas funcionalidades
Em termos práticos, são várias as novas soluções ao serviço das empresas como a  Used Filament Fabrication (FFF), impressão 3D com filamento e possibilidade de impressão multimaterial, até 5 materiais diferentes no mesmo objeto e impressão de materiais flexíveis e rígidos para diferentes aplicações ou Stereolithography (SLA) / Digital Light Processing (DLP): impressão 3D com resinas fotossensíveis com variadas características, uma tecnologia apresenta várias possibilidades de aplicação, desde ferramentaria até ao produto final. Com as opções “Selective Laser Sintering (SLS)” o CTCP disponibiliza tecnologia que usa um laser para construir novos objetos a partir de pó e com  “Extrusão de filamento” acrescenta capacidade para extrusão de filamentos para impressão 3D.

Ao nível da Personalização Digital, a “Impressão UV”, “Corte e gravação laser” ou “Bordadura com Coloreel” são as novas soluções tecnicas disponibilizadas.
Em curso está, igualmente, um investimento em outras novas tecnologias como “Scanner 3D”,  “Termoformação” ou “CAD 3D”:


Partilhar:

Últimas Notícias