APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Calçado português inicia uma nova abordagem ao mercado americano

Calçado português inicia uma nova abordagem ao mercado americano

14 Fev, 2025

Empresas portuguesas de partida para uma nova ofensiva comercial


  1. Numa altura em que se discute uma nova ordem económica mundial, em virtude do anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da aplicação de novas taxas alfandegárias, o calçado português está de partida para uma nova ofensiva comercial ao mercado norte-americana. Nos próximos dias, 12 empresas portuguesas participarão na Atlanta Shoe Market.

  2. De acordo com o World Footwear Yearbook, os EUA são o maior mercado mundial de calçado. Anualmente, importam mais de 1986 milhões de pares de calçado, em valores próximos dos 26 mil milhões de dólares. A China é tradicionalmente o maior fornecedor do mercado, com uma quota próxima dos 60% (o equivalente a 1200 milhões de pares), seguida de Vietname (quota de 23% referente a 461 milhões de pares) e Indonésia (quota de 6% alusivos a 129 milhões de pares em 2023).

  3. Para Portugal, os EUA são um mercado estratégico, perfilando-se atualmente como o 5º mercado de destino das suas exportações. Na última década, as exportações portuguesas para os “states” duplicaram, atingindo valores próximos dos 100 milhões de euros no final de 2024. “Ainda que já exportemos mais de 90% da sua produção para 170 países, considerados o mercado norte-americano estratégico e a grande aposta da indústria portuguesa de calçado para a próxima década”, considera Paulo Gonçalves.

  4. Para o porta-voz da APICCAPS, “ainda que o momento seja de alguma indefinição, o setor do calçado não vai desistir do mercado”. Pelo contrário, do ponto de vista estratégico, “atendendo que os meios ao nosso dispor não são ilimitados, o esforço de promoção internacional exige uma eficiente aplicação de recursos”. Por esse motivo, no âmbito do Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030 foram selecionadas 145 cidades prioritárias, 30% das quais nos EUA. “Entre as economias avançadas, os EUA são o país que oferece melhores perspetivas”.

  5. De acordo com Paulo Gonçalves “o setor do calçado tem hoje muito melhores condições para abordar ao mercado norte-americano, nomeadamente na sequência dos investimentos em curso nas áreas da automação e sustentabilidade”. “Estamos no mercado americano para durar”, concluiu.

Partilhar:

Últimas Notícias